Como viabilizar uma importante compra à vista.

Como viabilizar uma importante compra à vista.

 

 

Para melhor visualização do assunto, comecemos com um exemplo: vamos supor que sua empresa de uniformes para escritório teve uma grande oportunidade com relação a um dos fornecedores de tecidos que está oferecendo desconto de dez por cento nas compras à vista. Como não aproveitar um desconto deste porte?

Neste mesmo cenário, elencamos as providências que você - empresário ou o responsável pelas compras - precisa ter em mente para aproveitar esta oportunidade:

 

  • Análise do fluxo de caixa.

 

Primeira situação: Capital de giro suficiente a compra, sem comprometer as demais obrigações da empresa a curto prazo. Neste caso, o empresário pode aproveitar a oportunidade e completar o negócio.

Segunda situação: Ao analisar o planejamento financeiro da empresa, concluir que não há capital disponível para a compra neste momento, precisando de, no mínimo, um prazo de 60 dias aproximadamente. O que fazer para viabilizar a compra à vista?

 

  • Negociar.

 

Um dos verbos mais utilizados por empresários é negociar. Negociar, renegociar, ajustar, combinar.

Assim, uma vez feita a análise (nas situações acima), é necessário sentar com seu fornecedor e negociar. Prazo, condição de pagamento, quantidade, neste exemplo, são pontos primordiais de acordo com as possibilidades da empresa.

Comprar menor quantidade, mantendo o mesmo desconto e prazo mais alongado para o pagamento integral. Ou comprar a quantidade prevista, com desconto menor e maior prazo.

O bom negociador não perde negócio. Ele amplia as possibilidades negociais e as ajusta em conjunto com o fornecedor, chegando a uma solução que premie a ambos.

 

  • Evitar tomar empréstimos.

 

Se a empresa já se encontra descapitalizada, tomar um empréstimo para viabilizar a compra à vista pode comprometer ainda mais seu capital de giro.

Nesta situação, os juros do empréstimo não demoram a transformar a vantagem em prejuízo. Ao final, o desconto oferecido pelo fornecedor se perde e a compra terá um custo superior ao que custaria se mantidas as condições normais de negociação anteriores e o pagamento a prazo.

 

  • Antecipar os recebíveis.

 

Após a análise do fluxo de caixa, verificando a existência de valores a receber, por vendas anteriores da sua empresa feitas a prazo, a possibilidade de antecipar o recebimento deste montante se apresenta como uma excelente opção.

Na antecipação dos recebíveis junto à Rentalize, as taxas cobradas são competitivas com a vantagem de não haver incidência de impostos e nem cobrança de tarifas antecipadamente.

Você trabalha com um dinheiro que já é da sua empresa, cuja previsão de entrada está para um prazo certo e pré-determinado. A empresa conta com este valor.

 

  • Considerações.

 

Lembre-se: a negociação à vista não é vantajosa se sua empresa precisar buscar crédito no mercado ou se comprometer seu orçamento para o período e inviabilizar o pagamento de suas despesas já assumidas.

É importante que as informações financeiras da empresa sejam analisadas corretamente e não arriscar. O que seria ganho – desconto pela compra à vista – se transforma em dor de cabeça e aperto.

Verificadas as possibilidades menos onerosas, sentar e negociar, renegociar e fazer os necessários ajustes com o fornecedor.

Não se pode esquecer ainda que a relação entre sua empresa e seu fornecedor tem que ser de parceria, e por isso negociar condições que contemplem bons resultados para ambos é fundamental.

 

Nossos Parceiros

Simulador

Faça sua simulação de valor futuro clicando no botão abaixo

placeholder+image
Arya Florais Mall - sala 203
Av. dos Florais, 87, Cuiabá/MT - CEP.: 78.049-520
(65) 3642-5180
Rentalize Securitizadora S.A.

Contato

Some: 10 + 15 =