Não faça empréstimo, use seu dinheiro.

Não faça empréstimo, use seu dinheiro.

 

Sabemos que não há empresa que sobreviva à falta de um plano financeiro de curto, médio e longo prazo. Entretanto, a gestão dos recursos da empresa é imprescindível e ligada diretamente ao fluxo de caixa (confira nossos e-books para download na página principal de nosso site).

De acordo o SEBRAE, são motivos para o encerramento das empresas nos primeiros anos de criação: o alto custo para manter a empresa (impostos, custos, despesas e juros); baixa demanda de clientes aliado à forte concorrência; e problemas financeiros - inadimplência, falta de linhas de crédito e capital de giro.

Não faça empréstimo

Os empréstimos não deixam de ser solução financeira para as empresas, principalmente quando estas não têm valores para receber, precisam pagar contas e não dispõem do montante naquela data ou se encontram sem previsão de entrada para tanto. Ainda, para casos de investimento na expansão do negócio, compra de maquinário, reforma do ponto comercial etc.

Existem linhas de empréstimos das mais variadas e com diferentes taxas cobradas pelos bancos.

Entretanto, justamente pela imprevisibilidade de entrada de recursos, a opção pelo empréstimo pode virar uma bola de neve. Só deve ser contratado quando você empreendedor/gestor tiver certeza que pode quitar a dívida, ou no planejamento haja previsão de entrada de capital a longo prazo também.

No momento em que você empreendedor/gestor usa dinheiro bancário – via empréstimo, você está contando com um dinheiro que não é seu, podendo comprometer diretamente a saúde financeira do seu negócio, ou cuja opção pode não ser a melhor solução para a sua empresa naquele momento.

Use seu dinheiro.

A antecipação de recebíveis trabalha seu próprio dinheiro, otimizando seu fluxo de caixa, em uma solução a curto prazo.

 Você recebe os valores referentes às vendas já efetuadas – parceladas, a prazo, cheques e carnês antes de o cliente efetuar o pagamento nas datas e condições acordadas com sua empresa.

Imagine o cenário, você empresário, dono de uma confecção de camisetas e que tenha feito uma venda para um grande evento, onde o comprador negociou o pagamento em cinco parcelas, com a primeira entrada para sua empresa em aproximadamente trinta dias.

Dependendo da situação do caixa da sua empresa, o parcelamento pode resultar em entrada tardia de recursos ante a necessidade financeira e não haver capital de giro suficiente para quitação das despesas do momento.

A Rentalize, ao antecipar os recebíveis, disponibiliza na sua conta o dinheiro que já é da sua empresa sem burocracia, com taxas competitivas e sem impostos. Comparativamente à contratação de um empréstimo é muito mais vantajoso. Não esquecendo dos penduricalhos que os bancos ainda tentam agregar ao empréstimo.

O dinheiro já era da empresa, apenas a disponibilidade que não.

Com a antecipação dos valores a questão do fluxo de caixa fica mais flexível, possibilitando a organização das contas da empresa e a segurança financeira do negócio. Diferente do empréstimo, onde a chance de comprometer o fluxo de caixa da empresa é maior, uma vez que não há garantia de entrada de recursos suficientes para a quitação da dívida.

Como falamos sempre, planejamento é a alma e segurança do seu negócio.

No dia-a-dia conte com os serviços da Rentalize para fazer girar o fluxo de caixa.

 

Fonte: Sebrae – Relatório Sobrevivência das empresas no Brasil – 2019.

Nossos Parceiros

Simulador

Faça sua simulação de valor futuro clicando no botão abaixo

placeholder+image
Arya Florais Mall - sala 203
Av. dos Florais, 87, Cuiabá/MT - CEP.: 78.049-520
(65) 3642-5180
Rentalize Securitizadora S.A.

Contato

Some: 8 + 15 =