Adiantamento de recebíveis: cinco benefícios e um cuidado

Adiantamento de recebíveis: cinco benefícios e um cuidado

A antecipação ou o adiantamento de recebíveis é uma linha de crédito cada vez mais utilizada pelas empresas brasileiras. De acordo com dados do Banco Central, em maio de 2017, o volume de transações realizadas por meio dessa modalidade de crédito foi de R$ 16,7 bilhões. O valor representou, à época, um aumento de 61,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

Mais de dois anos depois do Banco Central divulgar esta informação, o adiantamento de recebíveis é uma opção cada vez mais utilizada por empresas para aumentar o fluxo de caixa. A estratégia, embora seja uma ótima alternativa na grande maioria dos casos, precisa ser bem estudada.

 

Para fornecer um panorama completo sobre a modalidade, a Rentalize Securitizadora S.A. indica cinco benefícios e um cuidado que todo empreendedor precisa saber. Confira:

 

Nada de empréstimos: embora o valor obtido na antecipação de recebíveis seja creditado após um pedido para uma instituição, o montante corresponde a recursos que já são da empresa. Tal prática, portanto, está isenta de juros bancários ou de financiamentos, por exemplo. Dessa maneira, o orçamento futuro não está comprometido com taxas que deveriam ser pagas – e que comprometeriam o caixa.

 

Agilidade: toda empresa tem uma necessidade de manter seu fluxo de caixa saudável e sustentável. E quando o acesso a formas de tomada de crédito acontece de maneira rápida, é ainda mais favorável. E é isso que o adiantamento de recebíveis proporciona ao empresário. Sem toda a burocracia de um banco, o valor fica disponível para o empresário, por vezes, no mesmo dia em que a solicitação é feita.

 

Pouca taxação: quando comparada a empréstimos, financiamentos ou qualquer dispositivo bancário para obtenção de recursos, a opção do adiantamento de recebíveis possui pouca tributação envolvida – e, aqui, não estão embutidos apenas os juros, como dito acima. Dessa maneira, o valor a ser recebido chega ao caixa quase que integralmente.

 

Ausência de inadimplência: em qualquer transação que envolva valores, a parte que pede recursos pode deixar de honrar seus compromissos com o credor. A situação cria um grande problema para quem cede recursos a outra pessoa – seja ela física ou jurídica. Com a antecipação de recebíveis, quando o pagamento não é efetuado, quem se responsabiliza pela cobrança é a própria instituição que cedeu o capital. Para o tomador do crédito, o que importa é o caixa abastecido – e isso já ocorreu.

 

Poder de negociação: com o fluxo de caixa da empresa saudável, é possível negociar prazos mais longos com fornecedores e clientes. Assim, até mesmo os valores envolvidos na negociação têm a chance de atingir um patamar mais competitivo. Para um executivo de empresa, é o cenário ideal para colocar sua instituição em posição de destaque no mercado.

 

E um cuidado: Planejamento!

Apesar de todos os benefícios listados acima, o empresário deve ter em mente que a antecipação de recebíveis não é a solução para todos os males de uma companhia. O fluxo de caixa, embora obviamente possa ser potencializado, deve caminhar de maneira independente.

 

Agora você já sabe que otimizar o fluxo de caixa para sua empresa ou desenvolver um é um passo importante, saiba que em qualquer momento da sua empresa, a Rentalize pode te apoiar!

Você pode transformar um dinheiro que já é seu em investimentos, descontos ou tranqüilidade. Se você está expandindo o negócio, a antecipação de recebíveis pode ser a solução. Se fechou uma grande venda e precisa comprar a matéria-prima, a antecipação pode te ajudar. Se apareceu uma grande promoção de insumos para pagamento a vista, a antecipação cai como uma luva. Se precisa fechar a folha e ainda não recebeu de todos os clientes, a antecipação não te deixa na mão.

Sem taxa de abertura de cadastro, sem tarifas mensais, sem a necessidade de se endividar.

Conte com a Rentalize e receba agora a suas vendas a prazo.

 

 

Essa notícia foi escrita com essa ajuda:

https://www.jornalcontabil.com.br/adiantamento-de-recebiveis-cinco-beneficios-e-um-cuidado/

Nossos Parceiros

Simulador

Faça sua simulação de valor futuro clicando no botão abaixo

placeholder+image
Arya Florais Mall - sala 203
Av. dos Florais, 87, Cuiabá/MT - CEP.: 78.049-520
(65) 3642-5180
Rentalize Securitizadora S.A.

Contato

Some: 20 + 7 =